13 dicas: Como criar um Blog de sucesso (Guia completo)

como fazer blog de sucesso




Criar um blog na internet se torna cada vês mais comum e tem atraído milhares de pessoas de todas as idades e costumes diferentes em todo o mundo.
De fato isso acontece pela grande facilidade e baixo custo, por ser de fácil configuração e utilização. Até mesmo as pessoas que não tem nenhum conhecimento sobre webdesign podem criar seu próprio blog.

Se esta lendo este texto é porque com certeza esta pensando em criar um blog ou já criou o seu, é preciso saber que existem algumas regras básicas que você pode seguir que podem transformar um simples blog em um blog de muito sucesso, com centenas e até milhares de acessos.

O que escrever no meu Blog?

Em primeiro lugar você precisa saber claramente o que vai escrever é preciso entender do assunto tratado escolha algo que você realmente goste, procure escrever conteúdos relevantes e diferenciados dos demais, procure escrever o mais inédito possível dentro do assunto escolhido.
Escreva um conteúdo fácil de entender, não escreva textos enormes e complicados isso pode fazer com que o leitor deixe a pagina.
Em todas suas postagens procure usar sempre uma mesma fonte de texto, evite textos com tamanhos diferentes , escolha um tamanho de texto que de para ler com facilidade e uma fonte que seja legível.
Procure ser claro e direto em suas postagens, não escreva como se fosse uma empresa e sim como um amigo, sinta prazer em passar os conteúdos e informações que você sabe para os leitores, procure escrever um (Português) mais claro e correto possível.

Quanto tempo devo dedicar ao meu blog?

Se você tiver 2 horas por dia de disponibilidade você pode dividir e organizar o seu tempo dedique pouco menos que 2 horas para escrever no seu blog e o restante do tempo que sobra use para fazer pesquisas e ler informações que pode lhe ajudar a respeito.
Dedique o máximo de tempo possível isso fará com que seu conteúdo cresça mais rápido, para um blog ter sucesso e muitas visitas é preciso uma boa quantidade de conteúdo e que o mesmo seja relevante.
Mantenha seu blog sempre atualizado evite ficar dias sem escrever, escreva no mínimo uma postagem por dia e lembre se quanto mais escrever melhor, quanto mais conteúdo tiver mais as chances de atrair visitas. Também não adianta ter 1000 postagens que não tenha qualidade, é preciso analisar bem e escrever sempre algo que realmente seja útil aos leitores.
A qualidade e utilidade nas postagens são tão importante que você pode encontrar facilmente na internet alguns blogs ou sites que conseguem milhares de visitas diárias com pouco mais de 150 postagens.

O preciso saber sobre os blogs concorrentes?

Depois de escolher o assunto que seu blog vai abordar você deve analisar os blogs e sites concorrentes, tente enxergar o que falta nesses sites e o que você mudaria neles, a grande jogada e elaborar conteúdos melhores que os deles e inovar naquilo que eles não inovaram, para que entenda melhor imagine que você tenha uma empresa e que no mesmo quarteirão tem uma outra empresa que atua no mesmo ramo de negócios que a sua, para que você tenha mais sucesso que ela é obvio que você precisa analisar e diferenciar seus serviços com mais qualidade e benefícios do que os mesmo oferecidos por ela, identificando as qualidades e falhas da empresa concorrente e sempre tentando fazer melhor que a mesma.

Cores do blog muito cuidado

Será que você já viu aqueles blogs que tem as cores: Azul escuro, vermelho escuro,
Rosa, preto, amarelo e cor de sei lá mais o que?...brincadeira.
A coisa e muito seria evite usar uma salada de cores faça combinações, mas sem exagerar, procure usar um fundo claro, pagina branca e texto em preto, e o título um pouco maior que o do texto das postagens e um pouco mais claro.
Trabalhe com as cores que sejam menos cansativa isso facilitara muito para seus leitores. As cores fortes acabam irritando e deixando a leitura extremamente cansativa.

Navegação do blog

A navegação do seu blog também tem um papel muito importante para que o seu blog tenha sucesso.
Procure evitar fazer isso:
Usar quantidades de imagens exageradas, Gadgets desnecessários, usar um super cabeçalho daqueles que pegam metade da pagina, Baners em flash e coisas do tipo.
Ao usar os itens acima estará afetando o carregamento do seu blog deixando-o mais pesado e dificultando o acesso para os leitores.
É preciso lembrar que nem todos usam planos de internet de alta velocidade, nesse caso o leitor não vai esperar sua pagina ficar carregando e com certeza vai procurar outro blog para ler o que procurava e possivelmente não vai voltar ao seu blog.
Use as imagens mas em tamanhos pequenos onde pode se visualizar em tamanho maior quando  clicar encima da mesma, use baners pequenos e em formato gif , e se for usar um cabeçalho procure deixar a imagem mais leve possível, use somente os Gadgets necessários.

Template do blog

Procure usar os modelos simples de template esses são leves, se for baixar outro de sua preferência lembre se sempre que quanto mais bonito ele for mais ele vai pesar no carregamento do seu blog. Na internet tem uma enorme variedade de templates bonitos porem com códigos ultrapassados onde e necessário realizar serias modificações para melhorar, acaba compensando começar por um modelo simples mesmo.
Isso realmente depende de cada template embora possa encontrar alguns modelos mais leves tenha sempre em mente que deve conservar a velocidade do carregamento do seu blog.

  
Colocar um contador de visita no blog

Nunca use esta opção a não ser que seja invisível onde só você pode ver. Ninguém vai querer saber a quantidade de visitas o seu blog recebe por dia.
blog você encontra opção de ver a quantidade de visitas.

Musica de fundo no blog

Em ipotese alguma use esta opção em seu blog a não ser que o mesmo seja um blog de radio.
Isso pode afetar seriamente os leitores do seu blog, você não terá como agradar a todos, sem contar que a maioria das pessoas preferem silencio na hora de fazer uma leitura.
Esqueça esta opção ela não vai lhe trazer vantagens alguma é totalmente desnecessário.

Criando um Perfil no blog

Crie um perfil com uma imagem, coloque seu nome e a profissão exercida.
Por exemplo: Fulano Bertrano, 23 anos Técnico em Enfermagem alta experiência em Design.
Observação. Só coloque as informações necessárias ou isso pode lhe trazer problemas, faça com que as pessoas conheçam você isso deixa seus leitões mais confiantes.
Acredite ou não os leitores vão se sentir muito mais confortável ao saber quem
realmente esta por trás do blog.

Responder os comentários do blog

Nunca trate mal um comentário mesmo que seja critica em um comentário anônimo afinal se tem criticas em porque algo precisa ser melhorado seja sempre educado aceite as criticas.
Isso fará com que você melhore a cada dia nunca se esqueça o que realmente importa e a opinião e interesse dos seus leitores, e logico o seu amor pelo blog.

Idiomas do blog

Agora o blog tem uma nova ferramenta muito legal se chama (Traslator Widget).
Esta ferramenta e muito útil ela e capaz de traduzir seu blog para qualquer idioma.
Desta forma e garantida as chances de mais visitas porque leitores de outros países poderão acessar seu blog e ler o conteúdo nas linguagens desejadas.

Termos e condições

Crie uma pagina especifica e explique as intenções do seu blog e condições de uso isso vai dar mais credibilidade ao seu blog.
Alem disso leia sempre os termos de uso de serviços do blog onde você criou sua conta para que evite cometer infrações.

Copiar conteúdo de outros blog

Nunca faça isso alem de muito feio e desonesto se aproveitar do trabalho de outros.Acredite ou não, mas o autor pode facilmente localizar de varias formas a pagina onde se encontra a copia de uma de suas postagens.
Após a localização basta realizar uma denuncia para que em menos de 24 horas o seu blog venha a ser apagado. Mas dependendo dos casos o autor não vai de denunciar assim de inicio ele vai esperar você crescer um pouco mais afinal quanto mais tempo o blog tiver no ar mais valor ele terá. Já imaginou depois de 6 meses escrevendo ter o blog apagado.
Seja criativo e crie suas próprias postagens e use sua personalidade.

Siga os passos e com certeza usando estas regras básicas o seu blog terá muito sucesso futuramente.
Considere seu blog como um serio projeto e de prioridade a ele em primeiro lugar.
Estas mesmas regras pode ser aplicadas tanto para um blog quanto para um site.
Espero que ajude a todos aqueles que estão começando a criar um blog.


Leia também: Crie seu blog facilmente com este tutorial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Siga o Blog nas Redes Sociais

Translator [ Tradutor ]

Colocar no meu Blog!